Reality Show às 09:00

Dia Mundial do Emoji! Veja o que os ex-BBBs dizem sobre as figuras que os representam!

juliette-carla-diaz-e-joao-luiz

Reprodução/Instagram

“Cringe” ou não, não dá para negar que os emojis já fazem parte do nosso cotidiano. Como uma forma de facilitar a expressão dos nossos sentimentos, os emoticons se tornaram muito mais do que animações fofinhas nos smartphones. Atualmente, a comunicação no mundo virtual é como se fosse incompleta sem eles. 

Com figuras cada vez mais variadas e próximas das nossas realidades, é quase impossível não usá-las para representar as mais diversas situações. Qualquer que seja a ocasião – uma mensagem de felicitações, um festival, felicidade, fome ou uma mensagem de condolências – há um emoji para tudo. 

Veja+: Juliette Freire embarca em aeroporto de São Paulo e causa alvoroço

Não só isso, mesmo que os emojis tenham sido criados para representar algo específico, eles estão sempre sujeitos à adaptações feitas por cada um que os utilizam, adquirindo significados cada vez mais distintos. Não é à toa que, muitas vezes, as pessoas já têm emojis que as representam. Como em realities shows, por exemplo. Os participantes escolhem os emoticons para representá-los e as torcidas passam a atribuir aquela representação ao seu “ídolo”. A partir disso, aquele desenho não significa apenas o que ele representa, mas sim a imagem e a trajetória da pessoa por quem você torce. Deu pra entender? 

Cactos, conchinhas, espiões… Cada um deles tem um significado diferente. Pensando nisso, OFuxico conversou com alguns participantes do “BBB21”, que movimentaram as redes sociais com as suas torcidas e seus emojis, para falar um pouquinho do que os emojis que eles escolheram representa para eles e mostrar a importância dos emoticons na nossa sociedade.

Confira!

Sarah Andrade: A espiã mais queridinha do Brasil

Com um olhar apuradíssimo no jogo, Sarah Andrade conquistou os espectadores do “BBB21” por tomar decisões certeiras no game e adivinhar os desejos do público. A consultora de marketing digital divertiu os fãs ao mostrar que estava sempre de olho nas articulações da casa e rendeu uma série de memes aqui fora. Não à toa que o seu emoji foi trocado e definido pelos próprios fãs, que a atribuíram a figura de uma espiã. Em conversa com OFuxico, a loira revelou o que o emoticon representa para ela.

Veja+: Sarah é a melhor jogadora que o BBB já teve?

“Significa, além da minha fase e atitudes no programa, meu estado de vigia. Eu costumo estar sempre atenta, sou curiosa, intuitiva e quando quero algo, alguma informação, busco isso com toda minha dedicação. Sempre fui assim”, disse a loira.

E não para por aí! Mesmo que se identifique bastante com o desenho que ganhou dos fãs, Sarah conta que tem outro emoji que a representa bastante atualmente: a lupa! Além de deixar claro o quanto é intuitiva e curiosa, a ex-bbb ainda revelou que a figura expressa justamente o que ela quer para ela: estar sempre aberta para enxergar além dos olhos. Poético, não?

Veja+: Sarah Andrade procura apartamento e deve estrear como apresentadora

“Hoje, a lupa é o emoji que me representa. Eu quero continuar usando na minha identidade visual. A lupa é uma lente que nos permite enxergar com mais amplitude e precisão. Quero levar isso sempre comigo. Quero estar sempre disposta a enxergar além do que vejo. E quero passar isso para outras pessoas, a possibilidade de ver, buscar e ser melhor e maior”, contou. 

João Luiz: O professor de geografia que todos querem ter aula

João Luiz encantou o público do “BBB21” com o seu carisma e a sua paixão pela profissão. O professor de geografia falou diversas vezes sobre o quanto os professores são desvalorizados do país e emocionou os espectadores com as suas histórias no ramo, além de ter arrasado na escolha da sua “Festa do Líder”, em que fez uma super homenagem à profissão.

Veja+: Após o BBB21, João Luiz terá programa sobre educação no Grupo Globo

Justamente por isso, o emoji atribuído à torcida do ex-brother foi justamente o Planeta Terra! Em papo com OFuxico, João falou um pouquinho do que a figura representa pra ele, além de ter revelado quais outros emojis mais o representam!

“O emoji escolhido para a minha torcida, o mundinho, foi escolhido pelos meus amigos que estavam cuidando das minhas redes sociais na época do programa. Como sou professor de geografia e amo buscar e conhecer os mais diversos assuntos culturais que vêm de todo canto do mundo, esse emoji me representa muito bem”, começou João.

Veja+: João Luiz desabafa sobre as críticas pós-BBB21

“Além dele, o emoji de livrinhos me representa super bem, porque gosto de estudar e ler. Além disso, também sou escritor agora! Encaixa super”, continuou ele, que anunciou o lançamento do seu primeiro livro recentemente.

“Gosto também do emoji de unhas pintadas, acho muito chique. Uso todos os dias que me sinto pleno e estiloso”, finalizou, aos risos.

Juliette e a legião de cactos

Quem acompanhou a 21ª edição sabe que o programa ficou mais do que marcado pelos cactos. Foi esse o emoji escolhido pela campeã do “BBB21” para representá-la no reality show, eternizado pela torcida da paraibana, que deu um show de fidelidade e perseverança para que ela chegasse ao primeiro lugar.

Veja+: ‘Estou aberta às possibilidades’, afirma Juliette sobre relacionamento amoroso

Juliette, que foi atacada várias vezes dentro da casa e encantou os espectadores com o carisma e o coração gigante, não só mostrou o quanto o cacto foi a melhor escolha para levar o seu nome durante o programa, como também deixou claro o quanto se parece com a planta: forte, resistente e bela.

Veja+: Juliette aparece na casa de Anitta e diz que sonhou com cena final de seu documentário

Pela beleza, durabilidade e adaptabilidade do cacto, a espécie já era o símbolo do povo nordestino. Agora, a planta ganha os feeds apropriada por Juliette, cuja imagem é também atrelada a uma Maria Bonita pop. 

“Eu amo cacto. Ele é uma espécie lá do sertão, ele nasce na seca, ele é extremamente resistente e ele tem flor também. É lindo!”, disse a campeã do reality show.

Lumena e o arco e flecha

Lumena escolheu o arco e flecha para representá-la no programa. O emoji, inclusive, causou bastante repercussão entre os fãs de Hariany e Lucas Viana, já que a figura também representava o casal – tá aí um exemplo do quanto os emoticons podem ter significados completamente diferentes do que eles, de fato, representam. 

Veja+: Lumena Aleluia lança o primeiro teaser do seu canal. Veja alguns spoilers!

Para Lumena, no entanto, o significado da figura é muito mais profundo. Com a confusão entre as torcidas, que se deu quando a psicóloga já estava confinada no programa, a assessora da ex-sister explicou o significado do emoticon para ela, que vai muito além do que só o símbolo da torcida. Lumena, em sua religião, é considerada filha de Odé, mais conhecido como Oxóssi, cujo principal símbolo é a flecha.

Veja+: Lumena desabafa sobre ataques e cancelamentos após BBB21

“O principal é o Ofá, um dos emojis mais usados por ela por ser a ferramente de Odé (Oxóssi). Lumena é filha do caçador, aquele que sai com uma flecha e só retorna com a fartura garantida para a comunidade. Certeiro, dinâmico, talentosíssimo, jamais deixaríamos de registrar a sua presença nos caminhos de Lumena”, explicou a assessora da sister. 

Thaís e as conchinhas

Thaís escolheu a concha para representá-la no “BBB21”. A franjudinha divertiu os espectadores com os memes durante a sua participação no reality show e esbanjou beleza, principalmente nos dias em que resolvia aproveitar o Sol da casa mais vigiada do Brasil. Apesar da vibe praiana, esse não foi o único motivo que fez com que a modelo escolhesse esse emoji para levar a sua torcida. A morena nem de praia gostava há uns anos atrás. A conha, na verdade, representa não só a beleza, como também a força!

Veja+: Thaís Braz arranca suspiros com ensaio sensual de lingerie

Para explicar o motivo da escolha, o perfil de Thaís fez uma longa reflexão sobre o assunto logo no começo do programa. “Por que conchinhas? Toda mulher tem algo no corpo que não gosta. Estando ou não num padrão aceito. Os padrões são tão cruéis que até quem “está no padrão” vai passar sim por momentos de autocobrança em relação ao próprio corpo. Todo esse sistema nos qual estamos inseridas é bizarro…”, disse.

Veja+: Thaís Braz pede ajuda de amigas para explicar a própria vida amorosa

“A Tha nem sempre gostou de praia!! Ela nasceu e cresceu em Luziânia que não tem praia, então não era algo natural para ela. Já viveu questões com o próprio corpo, como você que está lendo agora…Quando conheceu o litoral, ela se sentiu de um jeito diferente e especial. E percebeu que se ela desapegasse das questões com o corpo poderia aproveitar mais ainda os momentos que tanto amava na praia. Ela se permitiu desapegar. E aí experienciou por completo a praia, o mar, a areia, as pedras”, continuou

Veja+: Thaís Braz enche de mimos a afilhada recém-nascida

“Até que chegou nas conchas. Se apaixonou por tudo que envolve o mar e especialmente pelas conchinhas que são LINDAS e FOFAS, porém FORTES, e são mecanismos de proteção poderosos dos moluscos que ficam dentro delas. A conexão especial com a praia fez a Tha se desconstruir. E nesse ecossistema que ela escolheu, as conchas representam ela”, finalizou.

A borboleta de Carla Diaz

Carla Diaz é representada pelo emoji de borboleta. Mesmo sendo delicada, linda e elegante como o inseto, este não é o motivo que fez com que a loira escolhesse o símbolo para representá-la. Na verdade, o significado do emoticon para a atriz também tem um significado bastante profundo. Em julho de 2020, Diaz passou por um momento de muita introspecção ao descobrir um nódulo maligno na tireóide, que retirou em uma cirurgia. O episódio ficou marcado na vida da atriz e representou um ponto muito importante para ela, já que, a partir daí, passou a enxergar as coisas de uma outra forma.

Veja+: ‘Momento mais difícil da minha vida’, Carla Diaz relembra luta contra o câncer

“Sabe que eu amo borboleta, né? Sabe por quê? A nossa tireoide tem um formato de borboleta. Você sabe que eu tive um câncer na tiroide? É… Eu sempre já amava borboleta e depois do ano passado, de tanta coisa assim, teve um significado muito maior para mim”, disse Carla quando ainda estava confinada no “BBB21”.

Chapéu de Formatura do Gil do Vigor

E por último, mas não menos importante, Gil do Vigor! O doutorando em economia escolheu o chapéu de formatura para representá-lo no “BBB21”. Isso porque o economista não só divertiu os espectadores com os super conselhos sobre economia, como também tinha o sonho – e conseguiu, inclusive – de viajar para Califórnia e fazer o seu PHD nos EUA. Chique, né? 

Veja+: Tchau Brasiiiil! Gil do Vigor consegue visto para os Estados Unidos e comemora

Justamente pela sua carreira acadêmica riquíssima e importância que os estudos tiveram na sua vida, nada mais justo do que o chapéu para representá-lo.