Redes Sociais às 09:00

De Luciano Huck a Karol Conká: os cancelados de 2021

Em tempos de polêmicas constantes nas redes sociais, saiba quem foram os cancelados de 2021 nas redes sociais durante o ano

Em tempos de polêmicas constantes nas redes sociais, saiba quem foram os cancelados de 2021 nas redes sociais durante o ano. Foto: Reprodução/Instagram/PlayPlus

Não há figura pública relevante no país que não tenha sido cancelada nas redes sociais em algum momento. Este ano, a lista já começou intensa com os altos índices de rejeição do Big Brother Brasil. Mas, elas também incluem personalidades que estão bem fora dos alvos das redes sociais. Lidar com o cancelamento e o ódio nas redes é algo que virou tema até de reportagem do Fantástico em 2021. Ao longo de 17 minutos, Renata Capucci conversou com alguns dos ditos ‘espalhadores de ódio’ que circulam pelo Twitter e Instagram.

Mas, o cuidado com as vítimas desses ataques também é necessário. Os motivos por trás do cancelamento podem ser até menos sérios que as consequências que este trazem. Por exemplo, o caso de Luisa Sonza, cancelada após o término com Whindersson Nunes, e que já relatou diversas vezes sofrer transtornos com o excesso de críticas virtuais.

Na nossa lista, nomes importantes como Luciano Huck, mais recente cancelado na Internet, Karol Conká, que sofreu com a repercussão negativa de suas atitudes no “BBB 21“, junto de Projota. Meses mais tarde, Lucas Penteado também entrou na lista do tribunal virtual, quando mostrou que a rapper não estava tão errada assim em sua análise no reality global, ainda de acordo com alguns internautas. Erasmo Viana e Dynho Alves, alvos de críticas por falas e ações dentro de “A Fazenda”, entre outros personagens que caíram na boca do povo – mas não de um jeito positivo – em 2021, também completam a lista.

LUCIANO HUCK

Luciano Huck no palco do 'Domingão com Huck'
Reprodução/TV Globo

O apresentador recebeu Marília Mendonça e Maiara e Maraísa no Domingão com Huck poucas semanas antes de a cantora morrer num acidente trágico de avião. No programa seguinte ao da morte, dia 7 de novembro, ele afirmou que recebeu as cantoras e ressaltou como o trio havia perdido peso nos últimos tempos. “Eu recebi as três aqui no palco. Na verdade, só metade de cada uma delas, porque estavam tão magrinhas!”, analisou.

A repercussão nas redes foi tamanha que o marido de Angélica resolveu se pronunciar a respeito do tema. Ele pediu desculpas no domingo seguinte e afirmou que, assim como outros temas, ainda aprende a respeito do que deveria ou não ser dito sobre os corpos de outras pessoas, especificamente das mulheres, já tão objetificado.

A gente tem superado questões tão importantes. Tem assuntos que a gente não deve falar e falar sobre estética é um deles, todo mundo sofre tanto ao longo da vida com a pressão estética. Eu acho que a gente não tem mais que falar isso. Cada um tem que ser feliz do jeito que é. Errei e não farei mais”

Conversando com César Tralli na GloboNews, Luciano Huck lamentou a morte de Marília, lembrando do fato que se encontrou recentemente com a artista. Ademais, também falou da presença da intérprete de “Supera” no Domingão e da mega turnê que ela e as amigas preparavam para 2022 e que estava a todo vapor. “Ela esteve no Domingão duas emanas atrás com as ‘Patroas’. Ela era muito divertida, estava sempre muito feliz, anunciando uma mega turnê muito animada após um momento tenso pós-pandemia. Uma grande perda”, disse.

KAROL CONKÁ

Karol Conká
Karol Conká – Patricia Devoraes/Brazil News

O recorde de rejeição da história do Big Brother Brasil será difícil de bater. Karol Conká deixou o programa esse ano com nada menos que 99,17% dos votos. Numa berlinda que foi dada como certa desde o começo das votações, o paredão deu o tom do tsunami que ela enfrentaria fora da casa. O motivo? A forma como ela tratou Lucas Penteado durante o programa. As atitudes da rapper foram um dos motivos que levaram o ator a desistir do programa – e isso pesou muito para que as pessoas quisessem tirá-la da atração. Como a eliminação era quase certa, muitos memes bombaram desde o início do programa.

Em conversa ao “Mano a Mano”, podcast original do Spotify do rapper Mano Brown, em que a artista foi a primeira convidada (com o projeto buscando chamar figuras controversas toda semana), o rapper defendeu a amiga e colega de profissão, afirmando achar os ataques desproporcionais.

“Vendo você falar, fico com a impressão de que você abraçou um pouco do que falam de você. Eu não te julgo, mas eu não sei se as pessoas estão merecendo você pedir tanto perdão, porque qualquer pessoa, negra, branca, artista, desempregado ou advogado agiria de forma aflorada nas mesmas condições que você”, declarou ele.

Karol então relatou episódio traumáticos de seu passado: “Na escola, alguns meninos me batiam e eu retrucava. Depois que eu comecei a reagir, o respeito veio. Eu aprendi assim, o respeito só vem quando a gente dá uma de louca”.

Eu senti, sim, vontade de desistir, principalmente quando eu me deparei com o mal que eu tinha causado para pessoas queridas, como minha família e meus fãs, isso doeu muito em mim”.Karol Conká analisa passagem pelo BBB e cancelamento depois do programa.

RAFA KALIMANN

rafa-kalimann-morena
Reprodução/@rafakalimann

Outra cancelada de 2021 foi Rafa Kalimann. A vice-campeã do “BBB20” ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter após publicar, nos Stories do Instagram, um vídeo com um pastor opinando sobre o casamento homoafetivo e usando expressões consideradas lgbtfóbicas. Nas redes sociais, a apresentadora do programa “Casa Kalimann”, do Globoplay, foi duramente repreendida pelos seguidores.

Para tentar reverter a situação, ela rapidamente recorreu aos perfis para se explicar pelo ocorrido, afirmando que o intuito era mostrar uma postura diferente e não agressiva de alguém contra a união homoafetiva. “Quis vir aqui me desculpar por um vídeo que compartilhei nos Stories. Meu intuito era repassar aquilo para aqueles que tratam mal os LGBTs por conta da religião, para de uma vez por todas isso parar”, começou ela.

A apresentadora também reforçou que aquele não é efetivamente o seu pensamento. “Sinto muito se ofendi, e se pareceu que eu discordo de relacionamentos homoafetivos (jamais!). Apaguei depois de ver que estavam levando como opinião minha, e está longe de ser, muito pelo contrário”, desabafou.

Para finalizar, Rafa explicou que recebeu o conteúdo de um amigo homossexual. “Ele e muitos outros acharam bacana ver um posicionamento diferente da maioria quando se trata de religião, foi um assunto que levantou muitas coisas legais, lá. Entendi completamente o ponto de vista de vocês, respeito e peço desculpas pelo meu compartilhamento”.

ERASMO VIANA

A Fazenda 13: Erasmo é o sétimo eliminado do reality
Foto: Reprodução/PlayPlus

Erasmo Viana causou polêmica em “A Fazenda” ao falar da comunidade LGBTQIA+. Ele disse que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, “de noite, vira um motel” porque “os gays vão” e fazem sexo por lá. Na ocasião, Gui Araújo contava que o parque costuma ficar aberto até tarde em dezembro em razão das festividades envolvendo o Natal já que o espaço ganha uma decoração temática. Então, o influenciador opinou a respeito da situação que, segundo ele, se encontra o parque paulistano.

Ainda de acordo com o modelo fitness, ele chegou até a cobrar uma solução de Bruno Covas (1980-2021), ex-prefeito da capital. “Quem treina lá todo dia de manhã, como eu, vê os papéis melados no chão, de bo***, de camisinha”, relatou. “Quando você corre no meio do mato, os caras vão transar lá, encostam nas árvores, ficam transando”, continuou. “No outro dia, quem vai correr pega toda a rebarba”, afirmou.

Pouco depois, Xuxa Meneghel acabou deixando um comentário sobre o assunto, demonstrando estra extremamente irritada com o que foi feito por Erasmo. “Gente, não deve ser verdade, não pode ser… Para… Para o mundo que eu vou embora com a minha nave… O ser humano não pode estar tão louco, eu já tive falas errôneas, já falei coisas que não devia…”, disse. Em seguida, a Rainha dos Baixinhos continuou: “Não conheço essa pessoa, mas não pode ser verdade, vamos ver ele pedir desculpas pelas suas palavras erradas”.

DYNHO ALVES – E A RECORD TV

Dynho Alves durante A Fazenda 13
Reprodução/Instagram/@dynhoalves

Uma das poucas, mas grandes polêmicas de “A Fazenda 13” foi a relação de Dynho Alves e Sthe Matos. Ou não relação. Os dois viveram uma amizade que ficou ‘perto demais’ de acordo com seus respectivos parceiros. Victor, noivo de Sthe, também pediu divórcio. A falta de limites na proximidade com a influencer acabou com o casamento do funkeiro e MC Mirella, quem se tornou até uma ‘torcida contra’ o ex-parceiro.

Ademais, o cancelamento veio de uma forma um tanto quanto diferente. Fãs do programa ansiavam pela reação do peão ao descobrir que MC Mirella havia pedido o divórcio. Contudo, a Record TV demonstrou estar muito comovida com a situação do peão e cancelou a “Cabine de Descompressão” que ocorreria no dia de sua eliminação. Mais uma vez, a internet ficou em polvorosa com a mudança repentina da emissora.

O dançarino chegou a concordar que MC Mirella, sua ex-mulher, teve motivos para se magoar ao vê-lo protagonizando cenas de carinho com Sthe Matos. No entanto, também destacou que se estivesse no lugar dela não teria se divorciado sem dialogar antes. Após ser questionado se ele não pensava que a sua aproximação com a também participante poderia ser mal vista aqui fora, Dynho afirmou que jamais cogitou a possibilidade durante o confinamento e explicou que ficou mais próximo de Sthe por conta do dia a dia no jogo. 

PROJOTA

BBB Dia 101: Projota cai no choro e tenta se redimir de erros no jogo
Divulgação/TV Globo

Outra personalidade que sofreu com o cancelamento nas redes sociais foi Projota. O também participante do BBB21 colecionou ódio, ameaças de morte e muitos comentários críticos a sua carreira apenas por causa da passagem no reality da Globo. Em outubro, cinco meses após o fim do programa, ele ainda não havia superado completamente os adventos. Contudo, transformou isso em arte e tentou recomeçar. Numa carta aberta aos fãs falou sobre deixar os erros para trás.

O texto serviu de alerta para os canceladores da Internet: até quando vale a pena atacar gente tão querida, por causa de comportamentos pontuais? No texto, o intérprete de “Ela só quer paz” afirmou que 2021 foi um dos anos mais turbulentos de sua vida. E não é mentira, afinal, além de um ano difícil com a pandemia do coronavírus, ele também enfrentou o cancelamento pós-BBB. No final da mensagem, contra todas as primeiras ideias, o rapper anuncia o lançamento de Volta, sua próxima música.

Um dos motivos para o cancelamento de Projota girou em torno do comportamento do cantor ao parar na Xepa do BBB. Ele não ficou feliz em estar do lado menos favorecido pela primeira vez no jogo. Então, comentou que não gosta de nenhuma das opções do cardápio mais simples. Elas incluíam rabada, fígado, moela e proteínas mais baratas. “Se for para passar fome, eu volto para casa. Quem inventou isso nunca passou fome”, disparou.

O público da Internet não gostou muito dos comentários do artista. Inclusive, alguns internautas lembraram que, em uma de suas músicas mais famosas, o rapper relata ter passado necessidades básicas e sobrevivido “fazendo amizade com a fome”. Então, depois da fama, reclamar de ter comida na mesa foi lido como prepotência. Afinal, não era falta de comida, mas um cardápio reduzido.

DAYANE MELLO

dayane mello sendo entrevistada sobre a fazenda 13 no programa hoje em dia
Reprodução/Record TV

Uma das pessoas que viveu altos e baixos esse ano é Dayane Mello. Única brasileira no Gran Fratello, a versão do Big Brother na Itália, ela também recebeu muitas críticas do público italiano. Então, fãs brasileiros passaram a apoiá-la para manter sua participação no programa e votar nos paredões. Deu certo! Day chegou à semi-final num reality pela qual foi tida como uma das menos favoritas pelos telespectadores.

A Record TV capitalizou esse apoio para trazê-la a seu reality rural. E deu bem ruim! Até o meio da atração, a modelo era considerada uma personagem ‘ok’ – sem muitos defeitos, mas também longe de ser a favorita. Contudo, quando rasgou a jaqueta de Rico Melquiades num ato insano de vingança, ela se tornou a grande vilã e cancelada do jogo.

O alagoano também passou a chamá-la de Cobra Caninana e o termo virou meme e até funk do lado de fora do jogo. Aliás, a última cena do programa ao vivo foi com MC Gui cantando a versão que criou dentro do reality e a modelo internacional dançando.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Dani Calabresa beija muito em evento com Luan Santana
Luisa Sonza tira o fôlego de Luan Santana durante show
Tiago Leifert revela detalhes dos bastidores do Big Brother Brasil

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!