Televisão às 21:00

Ex-BBB21 João Luiz comanda série do Canal Futura sobre Paulo Freire

joão luiz pedrosa se espreguiçando em frente a estante com livros

Reprodução/Instagram @joaolpedrosa

O professor de Geografia, futuro mestre em Educação e ex-participante do ‘Big Brother Brasil’ João Luiz Pedrosa apresenta a nova temporada do programa “Entrevista”, no Canal Futura, que, segundo release enviado à imprensa, parte do centenário de nascimento do educador Paulo Freire para revisitar questões contemporâneas da educação, como o ensino remoto e alguns impactos da pandemia no setor.

A pré-estreia será no dia em que se completam os 100 anos de Paulo Freire, 19 de setembro (domingo), às 20h, com uma maratona dos cinco primeiros episódios. No dia 20, a série entra em exibição regular na grade do canal, de segunda a sexta-feira, às 20h45. Os episódios também ficam disponíveis no Globoplay e Canais Globo, com acesso gratuito.

Na série “Entrevista: Educação no Centenário de Paulo Freire”, o legado do educador também é debatido para além da educação. Os episódios vão mostrar como a obra de Paulo Freire influencia até hoje áreas tão diversas como saúde, tecnologia, políticas ambientais e até administração de empresas, no Brasil e no mundo.

Ao longo da temporada, o professor João Luiz Pedrosa conversa com convidados como o escritor Frei Betto; o professor e escritor Luiz Rufino; o educador e presidente de honra do Instituto Paulo Freire Moacir Gadotti; a professora e performer Dodi Leal; a arquiteta Beatriz Goulart; o empresário Jorge Hoelzel Neto; e o médico e professor Eymard Vasconcelos; entre outros especialistas.

Veja+: João Luiz entra em ‘ação de guerrilha’ contra comida artificial e relembra o reality: ‘Sem arrependimentos’

TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS

Serão abordados temas como Arquitetura e educação, Espiritualidade engajada, Educação e práticas empresariais, Educação feminista na América Latina, Tecnologia, Paulo Freire na África e muito mais.

“Apresentar o Entrevista foi uma experiência muito significativa em toda minha trajetória de vida. Poder me conectar com diferentes pessoas de diferentes áreas me colocou num lugar de muito aprendizado. A temporada está incrível, há muitos papos potencializadores”, decleou João Luiz, que já tinha forte conexão com o legado de Paulo Freire.

“Ele propôs uma concepção sobre o que é a Escola e como envolver os educandos no centro da aprendizagem. Acredito que na sala de aula usufruí dessa concepção para me conectar com os alunos, dessa forma e de outras, melhorando a relação professor-aluno.”

O Instituto Paulo Freire, em São Paulo, é parceiro de conteúdo da temporada e também foi sede das gravações – o espaço abriga o Acervo Paulo Freire, reconhecido pelo Programa Memória do Mundo da Unesco / Memory of the World, cujo objetivo é reconhecer documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor como patrimônio documental da humanidade.

Veja+: Poderoso! João Luiz anuncia primeiro livro pela HarperCollins: ‘Explodindo de alegria’

Entrevista: Educação no centenário de Paulo Freire

Onde: Canal Futura

Pré-estreia especial: 19 de setembro, às 20h

Estreia: 20 de setembro, de segunda a sexta-feira, 20h45. Exibição desde o primeiro episódio.

Na nova temporada do Entrevista, o professor João Luiz Pedrosa discute o centenário do patrono da educação brasileira com convidados que repercutem o seu legado.

Entenda como o pensamento de Paulo Freire, nascido em Pernambuco em 19 de setembro de 1921, influencia até hoje áreas tão diversas – como saúde, arquitetura, tecnologia, administração de empresas, artes, políticas ambientais, integração de refugiados, diversidade e espiritualidade – no Brasil e no mundo.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:

Youtuber morre ao cair de prédio abandonado durante gravação de vídeo

A Fazenda 13: Reality estreia com cutucada de Galisteu na concorrência

Maitê Proença comenta boatos de namoro com Adriana Calcanhotto

Glória Menezes chora de saudades de Tarcísio Meira

Fair play! Marcos Mion manda mensagem para Adriana Galisteu na estreia de A Fazenda