Televisão às 10:00

‘Muso’ das Olimpíadas, Luis Roberto ganha novo programa na Globo

Narrador sportivo Luis Roberto, de camisa azul escura

Foto: TV Globo/ João Cotta

Destaque nas Olimpíadas de Tóquio com sua divertidíssima narração, que lhe rendeu o título de ‘muso’, Luis Roberto ganhará um programa na Globo. O jornalista esportivo apresentará o “Desafio do Samba”, uma atração sobre as escolhas dos sambas enredo das 12 escolas do Grupo Especial do Rio para o próximo carnaval. 

O programa, que terá comentários de Milton Cunha e da cantora Teresa Cristina, será gravado na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, a partir do próximo dia 28 de setembro e a estreia na TV será em 16 de outubro, após o “Altas Horas”.

A atração é uma parceria entre a Globo, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), A produtora holandesa Endemol, especialista em reality show, que trouxe o “Big Brother Brasil” para o país e faz a coprodução com a TV Globo do programa “The Masked Singer Brasil”, trabalha neste projeto. Para isso, está sendo feita uma cenografia especial na Cidade do Samba. Todos os barracões foram visitados. As agremiações cederam adereços e esculturas de alegorias e fantasias.

Veja +: Relembre o vazamento de áudio que espantou a audiência durante partida olímpica

O PROGRAMA EM DETALHES

Serão exibidos cinco episódios, um por semana Em cada um deles, três agremiações apresentarão seus três sambas finalistas. Caberá aos júris das próprias escolas a decisão sobre os vencedores. No dia 13 de novembro, irá ao ar uma grande festa, com as músicas oficiais da folia. Cada episódio terá 63 minutos. O mercado publicitário mostrou interesse no produto e a TV Globo conseguiu vender cotas comerciais específicas para essa atração em sua grade. Por conta disso, as 12 agremiações também receberão um aporte financeiro.

Cada parceria finalista, são três por escola, vai gravar seu samba por 20 minutos. No ar será exibido entre dois minutos e meio e 3 minutos de cada apresentação.

O intérprete oficial da agremiação comanda e contará com dois auxiliares do seu carro de som. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira vão dançar fantasiados na hora das gravações dos resultados. A rainha de bateria, uma passista e baianas também vão ser apresentar. Os carnavalescos vão ter um vídeo para explicarem seus enredos e um compositor de cada parceria poderá falar sobre seu samba-enredo.

Veja +: As quadras á estão a todo vapor, Viviane Araújo que o diga!

MEDIDA ANTI- VAZAMENTO

Para evitar o vazamento do resultado, serão realizadas três gravações diferentes. Além disso, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) estuda como segurar o samba campeão também nas gravações dos áudios oficiais e avalia a possibilidade de um QR Code ser colocado na tela durante os programas na Globo. Estes direcionaram diretamente para plataformas de áudio com os sambas escolhidos.

Desta forma, a divulgação das obras seria antecipada em quase dois meses. Entretanto, a decisão final será após uma reunião entre os dirigentes de carnaval nesta quinta-feira, 23 de setembro. Será estudado também a colocação de um telão nas quadras para exibição ao vivo dos programas da TV Globo.

BORDÕES FIZERAM SUCESSO NAS OLIMPÍADAS DE TÓQUIO

Além dos resultados favoráveis às equipes brasileiras durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, muitos brasileiros já esperavam outro show à parte: a narração de Luis Roberto. O jornalista esportivo foi impagável durante as transmissões, principalmente nos jogos de vôlei e a web virou uma loucura por conta dos bordões do narrador.

Conhecido pelo ‘Sabe de quem?’ na hora das narrações de gols no futebol, o jornalista resolveu provocar. Após um ponto do Brasil, por exemplo, numa partida de vôei feminino, ele mandou uma frase para o técnico adversário.

“Chora no travesseiro que a cama é quente”, disse.

No repertório de Luis Roberto, estiveram ainda frases como “Natália não falha”, “Rosamaria arrepia”, “Gattaz não volta mais” e “Lá vem ela, Gabriela”, “Aqui não, bebê”, “Elas que lutem” e ‘Fé na Garay’, um trocadilho com a jogadora Fernanda Garay. A criatividade do narrador esportivo chamou a atenção de Fábio Porchat. O humorista, que é um dos sócios do “Porta dos Fundos”, disse que vai chamá-lo para trabalhar.

INSPIRAÇÕES EM GIL DO VIGOR E NA MULHER

O experiente narrador esportivo contou como nasceram algumas ideias e garantiu que não acontece de caso pensado.

“Não é pensar bordão, mas às vezes eu fico pensando em uma frase ou em algo que pode ser tocante. Mas a maioria realmente surge no calor da emoção. ‘Aqui não, bebê’ a Thaísa (comentarista) falou. Eu achei divertido e aproveitei. Usei ali e ficou legal. O ‘Carol Gattaz não volta mais’, por exemplo, surgiu na hora”, contou.

Gilberto Nogueira, o Gil do vigor, serviu de inspiração também.

“Os bordões do Gil do Vigor, como ‘elas que lutem’, foi um sentimento que eu tive na hora. Achei que seria legal torcer como quem está em casa, respeitando todos os critérios técnicos do jogo. E foi bom, funcionou bem”, disse.

“’Fé Garay” foi inspirado na mensagem que recebi de um amigo, que dizia: “Tenha fé, Fê”. Falei e acabou funcionando. Foi divertido”.

Luis Roberto disse que ficou surpreso com a repercussão na web e destacou que às vezes o jeito de colocar uma palavra ou outra faz a diferença na transmissão. Casado com a designer de moda Jacy Santos, ele revelou que é ela que o ajuda a ficar por dentro do que é dito na internet.

“Como temos um apartamento no Ceará e a Jacy é cearense, ela se mandou para lá com a Cindy, nossa cachorra. Falamos o tempo inteiro. Ela dá pitaco, me ajuda em tudo o que eu preciso. Olha a internet, faz o filtro de críticas importantes, dos elogios e da repercussão. Ela é muito fã de esportes, como futebol e vôlei”, disse ele ao jornal O Globo. A popularidade de Luis Roberto tomou tamanha proporção que a própria Globo entrou na onda e fez memes com alguns bordões.

PRICIPAIS NOTÍCIAS

Mãe de Nego do Borel está revoltada! Saiba o motivo

Nasce Liz, a segunda filha de Thaeme Mariôto

Asfixia acidental foi a causa da morte do ator Luiz Carlos Araújo

A Fazenda 13: Erika é a Fazendeira. Nego do Borel, Liziane e Solange estão na Roça