Spoiler de novela às 07:05

Império: José Alfredo encontra mãe do verdadeiro Maurílio e desvenda farsa que envolve seu arqui-inimigo

Império: José Alfredo (Alexandre Nero) encontra Jesuína (Laura Cardoso) mãe do verdadeiro Maurílio Divulgação Globo/Estevam Avellar

Império: José Alfredo (Alexandre Nero) encontra Jesuína (Laura Cardoso) mãe do verdadeiro Maurílio Divulgação Globo/Estevam Avellar

Com sotaque caipira e trajes simples Jesuína (Laura Cardoso) aparecerá na trama de Aguinaldo Silva como a mãe de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), responsável para contar toda a verdade para o Comendador. Disposto a descobrir a verdadeira identidade do bandido que roubou toda a fortuna que esta depositada em uma conta na Suíça, José Alfredo (Alexandre Nero) viaja com Josué (Roberto Birindelli) para São João del Rei, cidade natal do noivo de Maria Marta (Lilia Cabral).

Chegando lá ele descobre o paradeiro da mãe de seu arqui-inimigo e a procura em busca de informações. Ao encontrá-la ele logo manda um papo reto: “Dona Jesuína Ferreira? É a senhora? Eu quero falar com o seu filho, Maurílio”. Você não pode falar com ele. Maurílio está morto”, contará Jesuína.

Emocionada e sem saber o motivo do interesse do homem de preto por seu filho, Jesuína revela toda a verdade ao visitante: Assustada ela questionará: “Você disse Maurílio?”. “Fique calma, não precisa ficar nervosa, ninguém vai fazer mal a ele não”, explicará Zé Alfredo. “Nem pode, moço. Também não pode falar com ele. Maurílio está morto. Faz uns 15 anos que Maurílio foi pro Rio tentar a vida. Eu disse para ele não ir, mas era teimoso, achou que ia se dar bem, foi embora, sumiu”.

Benfeitor mandou o corpo de Maurílio para ser enterrado em sua cidade Natal

Jesuína contará mais detalhes sobre a morte e o sepultamento de seu filho. “Ele ficou no Rio de Janeiro, o tempo passou e eu fiquei sabendo que ele encontrou uma pessoa que deu emprego para fez ele estudar. Faz uns dez anos que recebi a notícia de que ele tinha se metido em uma confusão, um assalto, e deram um tiro nele”.

Boquiaberto o Comendador pede a Jesuína que conte sobre seu filho e explique o motivo de sua morte e ela seguirá contando. “Aí apareceu uma alma boa que pagou para que o corpo viesse para ser enterrado aqui. Agora ele está aí, descansando em paz na terra que nasceu”.

Ela então o leva até o túmulo do verdadeiro Maurilio e, diante do tumulo, relembra o marido Sebastião Ferreira.

“Pai e filho, moço, os dois morreram. Só eu que ainda continuo penando neste mundo”, desabafa a velha senhora, emocionada.

A viagem para São João Del Rey desvendará todo o mistério que envolve Maurílio e o pai de Cristina (Leandra Leal) vai concluir que o algoz que está fazendo da vida de Maria Marta (Lilia Cabral) um inferno é na verdade um farsante que não passa de um pau mandado por um inimigo oculto que sabe muito sobre sua vida e tem planos que vão muito além do que ele pode imaginar. O que ele ainda não faz ideia é que por traz do plano maquiavélico está ninguém menos que Silviano o (Othon Bastos), o mordomo submisso de Maria Marta.

Veja fotos do encontro de José Alfredo com a mãe do verdadeiro Maurílio.