LGBTQIA+ às 09:50

Camila Pitanga rebate haters sobre sua bissexualidade e cita Beyoncé

Camila Pitanga com a mãe no queixo

Foto: Reprodução/ Instagram @caiapitanga

Depois de assumir seu namoro com o professor de filosofia Patrick Pessoa, conforme OFuxico contou, Camila Pitanga se viu diante de ataque de haters. Alguns internautas questionaram o fato de a atriz ter se relacionado com uma mulher e agora estar com um homem. Ela, que já foi casada com o diretor de arte Cláudio do Amaral Peixoto, seu grande amigo e pai de sua filha, Antônia, usou suas redes sociais para se protestar, de forma descontraída a respeito das especulações sobre sua sexualidade. Em dezembro, Camila havia confirmado o término de seu namoro com a artesã Beatriz Coelho.

“Gente, a letra B da sigla não é de Beyonce não tá?! Amém e sejam felizes. Eu tô!”, escreveu a atriz em sua conta no Twitter.

Camila Pitanga se referiu a sigla LGBTQIA+, que representa as pessoas que se identificam como bissexuais.

O comentário da atriz recebeu o apoio de famosos como o político Jean Willys e a atriz Bruna Linzmeyer, que publicaram sinais de corações em resposta.

Veja +: Camila Pitanga estrela campanha em favor do aborto

ENTENDA MELHOR A SIGLA LGBTQIA+

A sigla representativa da comunidade gay já passou por diversas mudanças. Uma vez chamada de comunidade LGBT, atualmente ela já abrange mais letras e é correspondida pela sigla LGBTQIA+.

Essas mudanças na nomenclatura ocorrem porque a sociedade tem aberto cada vez mais espaço para a discussão em torno da representatividade. Veja o significado de cada letra:

L: Lésbicas – Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.

G: Gays – Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.

B: Bissexuais – Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.

T: Transexuais – Pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico, e não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.

Q: Queer – Sempre foi usada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+, no entanto, as pessoas do grupo se apropriaram do termo hoje é uma forma de designar pessoas que não se encaixam à heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterosexualidade e da cisgeneridade.

I: Intersexo – Pessoas que não se adequam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino. 

A: Assexual – Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.

+ – Abrange as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.

Veja +: Camila Pitanga comemora vitória no TRE

PRIMEIRO ROMANCE APÓS SEPARAÇÃO DE BEATRIZ

Na última terça-feira, 05 de outubro, Camila Pitanga havia compartilhado a primeira foto do novo namorado: “Amarelo é a cor mais quente. Amo amarelo”, escreveu.

No registro, Patrick aparece vestindo uma jaqueta amarela, o que motivou o trocadilho com o nome do filme “Azul é a Cor mais Quente”.

A assessoria de imprensa da atriz confirmou que eles estão mesmo namorando, sem dar maiores detalhes. Os fãs, claro, vibraram com a novidade.

“Que amarelo é esse, ein? Eita glória!”, brincou uma. “Gente, que lindo. Também amo amarelo”, falou outro. “Minha cor favorita”, disse uma terceira. “Seja muito feliz, Camila”, desejou um. “Uau”, babou mais uma. “Que foto linda”, destacou outra. “Como não amar o amarelo”, completou uma.

Este é o primeiro relacionamento de Camila desde dezembro de 2020, quando chegou ao fim seu romance com Beatriz Coelho. Elas ficaram juntas por um ano e 11 meses. Logo que elas se separaram, a assessoria de imprensa da atriz confirmou que a amizade e o carinho permaneciam.

“As duas ressaltam que seguem, agora, amigas e se admirando mutuamente”, dizia a nota.

Veja +: Ex-namorada de Camila Pitanga escreveu poesia sobre a separação

QUEM É PATRICK PESSOA?

Professor, Patrick Pessoa mora no Rio de Janeiro, é doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Fiilosofia da Arte no exterior. Atualmente ele dá aulas na Universidade Federal Fluminense (UFF), é crítico de cinema e teatro e já lançou livros sobre o tema.

No Instagram, Patrick compartilha as diversas palestras que participa, além dos textos publicados por ele.

Veja +: Camila Pitanga posta clique especial ao lado da filha

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Conheça a estrela de ‘Round 6’, considerada a Juliette da Coréia
Thaís Carla vence processo de gordofobia contra humorista Léo Lins
Assessoria de Lucas Penteado nega acusações contra o ator
Kim Kardashian surpreende viúva com doação
A Fazenda 13: Calada vence e Rico é o novo fazendeiro