Site revela planos de funeral da Rainha Elizabeth II e coração de Charles

Por - 04/09/21

príncipe charles, príncipe andrew e rainha elizabeth ii em eventoGrosby Group

Tudo que envolve a Família Real Britânica é cheia de protocolos e planos previamente programados, não sendo diferente para quando a Rainha Elizabeth II morrer algum dia.

Porém, as informações sobre o funeral da monarca e a coroação de Charles como grande líder da família acabaram sendo reveladas pelo site internacional Politico na última sexta-feira, 03 de setembro.

Tudo começará quando o primeiro-ministro do Reino Unido na época em que o falecimento ocorrer receber por telefone a mensagem de que “London Bridge caiu”, e ele saberá que Elizabeth II morreu, e dará início ao chamado “dia D”.

O “dia D” (nome dado ao dia da morte da rainha) então terá início com uma série de ligações e e-mails para altos funcionários e ministros, cujo rascunho já foi escrito e será enviado pelo secretário de Gabinete:

“Caros colegas, é com tristeza que escrevo para informá-los da morte de Sua Majestade, a Rainha”.

Os dias seguintes à morte da Rainha Elizabeth II será chamados de “D+1”, “D+2”, “D+3”, e assim por diante, seguindo os planos detalhados e específicos das Operações London Bridge e Spring Tide, esta última referente à ascensão do Príncipe Charles, filho da monarca e herdeiro direto ao trono.

Veja+: Rainha Elizabeth II tem compromisso confirmado para outubro. Entenda!

ANÚNCIO PARA TODA POPULAÇÃO E COROAÇÃO DE CHARLES

Conforme foi descrito, o primeiro-ministro do Reino Unido será o primeiro membro do governo a fazer uma declaração em público, e nenhum membro do executivo poderá se pronunciar antes dele sobre o acontecimento. Para o público geral, será emitida uma nota oficial pela Casa Real.

Após a declaração com o anúncio, o Parlamento britânico, bem como as câmaras autônomas da Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, cessarão suas atividades e será anunciado um minuto de silêncio nacional, além de o Ministério da Defesa disparar salvas de vários locais.

Os planos ainda incluem mudar o site da família real para uma página negra com uma curta declaração confirmando a morte da rainha. O site oficial do governo britânico e as redes sociais do governo exibirão uma faixa preta.

 Vale ressaltar que o conteúdo não urgente não será publicado e os retuítes serão proibidos, a menos que sejam autorizados pelo chefe de comunicações do governo.

No “dia D”, o primeiro-ministro ainda irá se reunir com o novo Rei, o Príncipe Charles, filho mais velho da Rainha Elizabeth II, e depois o premiê participará de uma cerimônia fúnebre e íntima na Catedral St. Paul’s.

Charles se dirigirá de onde estiver â nação às 18h do horário local, sendo proclamado o grande soberano às 10h do sai seguinte, e nos dias antecedentes ao funeral, viajará pelo Reino Unido, iniciando na Escócia e concluindo no País de Gales.

Veja+: Helicóptero da Rainha Elizabeth sofreu pane no ar

TRANSLADO DO CAIXÃO E FUNERAL

Quanto ao translado do caixão da Rainha Elizabeth II, ele será alterado de acordo com o local em que a matriarca da Família Real morrer. Caso seja na residência dela em Sandringham (leste da Inglaterra), seu caixão chegará em um trem e será recebido pelo primeiro-ministro na estação de St. Pancras, em Londres.

Se acontecer em Balmoral (Escócia), a “Operação Unicórnio” será ativada, e o caixão será levado de trem para Londres, se possível. E, se não, a “Operação Overstudy”, será ativada, a qual transportará o caixão de avião.

No segundo dia de luto, o caixão então irá ao Palácio de Buckgham com o corpo dela e no quinto dia marchará em procissão ao Palácio de Westminster, na qual ficará até o oitavo dia em caixão elevado e aberto ao público 23 horas por dia.

Veja+: Funcionário de Rainha Elizabeth II testou positivo para Covid-19

O funeral então ocorrerá dez dias após a morte da Rainha Elizabeth II, declarado como um “dia de luto nacional”, mas sem ser feriado oficialmente, e caso seja um dia de semana, caberá aos empregadores conceder folga ou não.

A cerimônia então acontecerá na Abadia de Westminster e Elizabeth será enterrada na Capela Memorial do Rei George VI, no Castelo de Windsor, ao lado do marido dela, o Duque de Edimburgo, que morreu em abril deste ano.

Porém, o site Politico faz questão de ressaltar que a Rainha Elizabeth II está com uma “boa saúde” aos 95 anos e que os planos não foram “revistos com alguma urgência”.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Rafael Cortez ameniza clima tenso no MasterChef Brasil

Viviane Araújo se casa com Guilherme Militão

Spice Girls anunciam edição limitada de vinil

Filho de Naya Rivera pede que encontrem sua mãe

David e Victoria Beckham gastam fortuna com máquina de sorvete

---

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.